Lançamento da Saúde iD
Lançada a partir da base de dados de SantéCorp, a Saúde iD é uma plataforma que integra produtos e serviços de saúde, de modo a garantir mais qualidade e eficiência a toda a jornada do paciente – que está no centro da estratégia. “Investimos 50 milhões de reais para criar o maior ecossistema de saúde do País e mudar radicalmente o modo como a saúde é hoje consumida”, diz Eduardo Oliveira, CEO da Saúde iD. “Nosso propósito é que o indivíduo tenha uma visão única e integrada de sua saúde”, completa.
Por um aplicativo o paciente pode agendar e realizar teleconsultas, consultas presenciais, marcar e acessar resultados de exames diagnósticos, consultar seu prontuário eletrônico, auto gerenciar seus problemas de saúde (doenças crônicas) e, no futuro, ter acesso a um marketplace que oferecerá desde de venda e entrega de medicamentos a kits de alimentação saudável, bens de consumo e ofertas para adoção de hábitos saudáveis. A saúde do indivíduo, assim como já acontece em outros aspectos de seu dia a dia, agora estará a um clique de distância. Pela primeira vez, o paciente será o dono de todas as suas informações de saúde e as terá integradas em um único local (e não precisará mais contar seu histórico a cada médico que visitar ou exame que realizar).
“Vamos democratizar o acesso a saúde, abrindo oportunidades para que healhtechs e empresas do setor desenvolvam soluções online e offline de qualidade, para serem incorporadas à Plataforma”, afirma Oliveira. A curadoria dos produtos e serviços que vão compor o ecossistema, assim como a governança da Plataforma, ficarão sob a responsabilidade da própria Saúde iD.
Para operadoras e empresas que contratam serviços de saúde para seus colaboradores, a Plataforma vai resultar no uso mais racional dos recursos, tornando-se uma ferramenta poderosa para ajudar a diminuir a curva de reajuste de inflação médica. Ao integrar todos os dados de consumo de saúde, a Plataforma consegue oferecer às empresas e operadoras contratantes um valioso serviço de health analytics, algoritítimos preditivos, entrega de relatórios e desenvolvimento de protocolos que terão impacto direto na gestão da carteira de saúde dos funcionários. A Saúde iD significa inteligência de dados que possibilita a melhor gestão de cuidados possível.
O crescimento da Plataforma se dará em três fases e começa com a gestão de 7 milhões de vidas (4 milhões vindas da SantéCorp e 3 milhões do Grupo Fleury). Inicialmente, a Saúde iD vai oferecer todos os serviços prestados já pela SantéCorp, incluindo a atenção primária (porta de entrada no modelo de saúde), e vários do Grupo Fleury, como, Cuidado Integrado para Empresas, Centro de Infusões, Day Clinic e coleta domiciliar, por exemplo. Estarão disponíveis ainda os serviços de telemedicina prestados por SantéCorp e Grupo Fleury, lançados há apenas quatro meses e que juntos já realizaram quase 50 mil consultas.
Essa primeira fase vai incluir também na Plataforma duas empresas parceiras não controladas pelo Grupo Fleury. Uma delas é a Prontmed, uma das maiores provedoras de prontuários eletrônicos do Brasil. A outra é a startup israelense Sweetch, healthtech especializada em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas.
A segunda e terceira fases de crescimento terão como objetivo trazer para a Saúde iD mais parceiros (drogarias, hospitais, profissionais de saúde, etc), novas ofertas para indivíduos e médicos e estimular a multiplicação de transações entre esses diferentes participantes, de modo a gerar um efeito positivo de rede. Quanto mais participantes e mais transações, maior o benefício para quem já está presente e para quem entra.
Tudo isso com a administração responsável dos dados, seguindo todas as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A Plataforma é altamente escalável, sem limitadores de crescimento”, diz Oliveira.
Desde 2017 o Grupo Fleury vem desenvolvendo uma série de competências digitais que foram fundamentais para a concepção da Saúde iD. A pandemia de covid-19 acelerou de forma exponencial essa estratégia de digitalização. “Conseguimos conectar inovação e 94 anos de excelência médica de forma inédita no Brasil”, afirma Carlos Marinelli, CEO do Grupo Fleury. “Assim como em mercados como a China, onde plataformas de saúde como Ping An se tornaram a principal avenida de crescimento do setor, temos convicção de que a Saúde iD vai ser um vetor de expansão acelerada para o Grupo Fleury”, completa.