Conselho de Administração

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada. O Conselho de Administração do Fleury é responsável, entre outras atribuições, pela orientação geral dos negócios da Companhia e pela supervisão da gestão dos seus diretores.

O Conselho de Administração será composto de: (i) no mínimo sete e no máximo 11 membros efetivos, pessoas naturais, residentes ou não no país, todos eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral e com mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição; e (ii) até oito membros suplentes, todos pessoas naturais, residentes ou não no país, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral, aos quais competirá a substituição de membros efetivos.
Atualmente, o Conselho de Administração do Grupo Fleury conta com 10 membros efetivos, sendo 4 membros independentes.

A Companhia tem como pratica ter o presidente do Conselho de Administração como não executivo, sendo que desde o seu IPO, todos os presidentes do Conselho não eram executivos da Companhia.

Membros do Conselho de Administração Cargo Categoria Novo Mercado - B3 Categoria DJSI¹ Término do mandato
Marcio Pinheiro Mendes Presidente - - A.G.O de 2023
Fernando Lopes Alberto Vice-Presidente - - A.G.O de 2023
Rui Monteiro de Barros Maciel Conselheiro Externo Externo A.G.O de 2023
Luiz Carlos Trabuco Cappi Conselheiro Externo Externo A.G.O de 2023
Samuel Monteiro dos Santos Junior Conselheiro Externo Externo A.G.O de 2023
Ivan Luiz Gontijo Junior Conselheiro Externo Externo A.G.O de 2023
Andréa Cristina de Lima Rolim Conselheiro Independente Independente A.G.O de 2023
Rachel Ribeiro Horta Conselheiro Independente Independente A.G.O de 2023
João Roberto Gonçalves Teixeira Conselheiro Independente Independente A.G.O de 2023
Raul Calfat Conselheiro Independente Independente A.G.O de 2023
Manoel Antonio Peres Suplente Externo Externo A.G.O de 2023
Mauricio Machado de Minas Suplente Externo Externo A.G.O de 2023
Octavio de Lazari Junior Suplente Externo Externo A.G.O de 2023

¹ Dow Jones Sustainability Index

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Companhia foi instalado por deliberação da Assembleia Geral Ordinária realizada desde 2018 e é composto por três membros efetivos e seus respectivos suplentes. O Conselho Fiscal deverá funcionar até a primeira Assembleia Geral Ordinária que seguir à sua instalação.

O Conselho Fiscal é um órgão independente da administração da Companhia. A Lei nº 6.404/76 estabelece as responsabilidades do Conselho Fiscal, que compreendem a fiscalização das atividades da administração, revisão das demonstrações financeiras da companhia aberta e divulgação de suas conclusões aos acionistas.

Membros do Conselho Fiscal Cargo Término do mandato
José Maria Chapina Alcazar Membro Efetivo A.G.O de 2022
Sergio Moreno Membro Efetivo A.G.O de 2022
Luciana Doria Wilson Membro Efetivo A.G.O de 2022
Adriana Ruiz Alcazar Membro Suplente A.G.O de 2022
Paulo Sérgio Rodrigues Membro Suplente A.G.O de 2022
Ana Carolina Ribeiro Strobel Membro Suplente A.G.O de 2022

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração1

  • Comitê de Auditoria, Finanças, Riscos e Integridade

O Conselho de Administração constituiu em 15 de dezembro de 2004 o Comitê de Auditoria, atualmente denominado de Comitê de Auditoria, Governança Riscos e Compliance com funcionamento permanente, para recomendar as condições de contratação de auditoria externa independente e propor seus objetivos; analisar e avaliar os trabalhos da auditoria interna, garantir e aprimorar os controles internos; recomendar procedimentos diante da constatação de inadequações em relação às melhores práticas contábeis; e acompanhar o mapeamento dos riscos a que a companhia está exposta e as respectivas ações preventivas e mitigantes. Em 27 de maio de 2021, o Comitê de Finanças se fundiu com o Comitê de Aufit, Riscos e Integridade e o nome mudou para Comitê de Auditoria, Finanças, Riscos e Integridade.

  • Comitê de Cultura e Pessoas

De acordo com a reunião do Conselho de Administração realizada em 28 de março de 2007, foi constituído o comitê de Nomeação e Compensação, atualmente denominado Comitê de Cultura e Pessoas, com funcionamento permanente, para assessorar o conselho de administração e/ou o Presidente Executivo na avaliação, indicação e destituição de diretores; acompanhar a evolução da organização, frente a desafios estratégicos para os negócios e a gestão; avaliar sistemas de avaliação de desempenho, políticas salariais e programas de desenvolvimento do quadro funcional; propor diretrizes e critérios para programas de remuneração variável; e acompanhar e propor ações decorrentes da avaliação do clima organizacional.

  • Comitê de Transformação

Constituído pelo Conselho de Administração em 28 de setembro de 2010 como Comitê de Estratégia e atualmente denominado Comitê de Transformação, com funcionamento permanente, para apoiar o Conselho de Administração na avaliação, priorização e acompanhamento dos projetos mais relevantes na Companhia.

  • Comitê de ESG

Criado pelo Conselho de Administração em 15 de abril de 2021, o Comitê de ESG tem a função de alavancar o desenvolvimento do trabalho sobre o tema que já vem sendo realizado pela Companhia, reforçar a atenção permanente do Grupo Fleury aos princípios ESG em sua estratégia de negócios, e acentuar as discussões sobre o tema dentro das grandes linhas estratégicas de longo prazo, que contribuirão para a perenidade da organização e do ambiente que o Grupo influencia e faz parte no dia a dia.

1Todos os Comitês são de caráter permanente e sua composição tem prazo de dois anos a partir da sua eleição.

Currículos

Marcio Pinheiro Mendes: Marcio Pinheiro Mendes: O Sr. Marcio Pinheiro Mendes é graduado em Administração de Empresas pela Goizueta Business School, da Emory University, nos Estados Unidos, e MBA pela HEC Paris, na França. Trabalhou na Accenture do Brasil, atuando em projetos de excelência operacional, e posteriormente desenvolveu sua carreira na Europa, junto a grandes empresas de tecnologia, como BEA Systems, Oracle e Adobe. Atuou em diferentes posições nas áreas de Finanças e Compliance, liderando projetos em países como França, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Em 2011 integra o grupo de médicos fundadores, acionista de referência do Grupo Fleury, exercendo entre 2015 e 2020 a posição de diretor presidente da holding Integritas Participações. Nomeado em 2015 ao Conselho de Administração do Grupo Fleury como Vice-Presidente, cargo que exerce até a AGO de 2019, quando assume a Presidência.

Fernando Lopes Alberto: Fernando Lopes Alberto, indicado ao cargo de Vice Presidente do Conselho de Administração, é médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Realizou residência médica em Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea na mesma instituição e doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. De 1998 a 2000, trabalhou como médico e pesquisador colaborador do Hemocentro da UNICAMP, exercendo atividades assistenciais e acadêmicas, com 25 trabalhos publicados em revistas internacionais indexadas e eleito por três anos professor homenageado da turma de formandos em medicina. Trabalhou no Fleury como assessor médico (Biologia Molecular e Hematologia) até 2008, quando se transferiu para a área de Tecnologia da Informação do Fleury, atuando por dois anos como gerente de projetos. Em 2010, assumiu a gestão da área de negócios Hospitais. Em 2011 concluiu MBA Executivo Internacional oferecido por consórcio de cinco escolas de negócio (FGV/Brasil; EGADE/México; UNC/EUA; RSM/Holanda; CUHK/Hong Kong: OneMBA). Realizou em 2015 o curso para formação de Conselheiros de Administração do IBGC e, no mesmo ano, tornou-se professor da EAESP/FGV, co-responsável por duas disciplinas do Mestrado Profissional em Gestão da Competitividade, além da orientação de alunos de mestrado. Atualmente, é membro da Comissão de Conselho de Administração e coordenador da Comissão de Saúde, ambas do IBGC. Nomeado em 2017 ao Conselho de Administração do Grupo Fleury, foi posteriormente apontado para a vice-presidência do colegiado, cargo que exerce atualmente.

Rui Monteiro de Barros Maciel: Rui Monteiro de Barros Maciel, médico, cientista e professor universitário, indicado ao cargo de membro efetivo do Conselho de Administração, é sócio do Grupo Fleury desde 1983 e Membro Titular da Academia Nacional de Medicina desde 2017. Foi Professor Titular de Endocrinologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) de 1992 a 2015, onde é, atualmente, Professor Emérito. Graduou-se em Medicina em 1970 pela EPM/UNIFESP, onde foi Médico-Residente de Clínica Médica e Endocrinologia, obteve o Mestrado e o Doutorado e fez toda sua carreira docente e de pesquisa, chegando a Professor Titular em 1992. Fez pós-doutorado na University of California Los Angeles (1976-78) e foi Visiting-Professor na Harvard Medical School (1986-87). Orientou cerca de 50 alunos de pós-graduação, hoje lideranças médicas no Brasil e no exterior, em programas de Mestrado e Doutorado. Publicou mais de 250 trabalhos de pesquisa, escreveu cerca de 120 capítulos em livros médicos e editou 6 livros. Apresentou mais de 600 conferências no Brasil e no exterior. Está no Fleury desde 1979, onde foi recrutado como médico-consultor em Endocrinologia, posição que ocupa até hoje; foi Diretor de Atendimento (1983-86 e 1988-95), Diretor Médico (1995-2010), Diretor de Cultura Organizacional (2011-19) e é Membro do Conselho de Administração desde 2019. Continua exercendo papel na Cultura Organizacional da Companhia, onde contribui para definir e cultivar os valores, traços e essência do Grupo Fleury para o diverso grupo de colaboradores de abrangência geográfica nacional, com o propósito de disseminar uma cultura vigorosa, orientada ao paciente e provedora da melhor solução em medicina.

Luiz Carlos Trabuco Cappi: Luiz Carlos Trabuco Cappi, indicado à reeleição como membro efetivo do Conselho de Administração, é membro externo graduado em Filosofia com pós-graduação em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Iniciou sua carreira há 48 anos, dedicando toda sua vida profissional à Organização Bradesco. Foi Diretor de Relações com Investidores e, como Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco, de 1999 a 2009, acumulou, durante 6 (seis) anos, a Presidência do Grupo Bradesco Seguros. Presidiu a Diretoria do Banco Bradesco de março de 2009 a março de 2018, acumulando o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração até outubro de 2017, ocasião em que foi alçado a Presidente do Conselho de Administração. Foi Presidente do Conselho de Administração da Odontoprev S.A., Membro do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, Membro do Comitê Estratégico da Vale S.A., Presidente da Comissão de Marketing e Captação da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança - ABECIP, Presidente da Associação Nacional da Previdência Privada - ANAPP, Presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar - FENASAÚDE, Presidente do Conselho de Representantes e da Diretoria Executiva da Confederação Nacional das Instituições Financeiras - CNF, Membro do Conselho Superior e Diretor Vice-Presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização - CNSeg, Membro dos Conselhos Diretor e Consultivo da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos e Membro Titular da Association Internationale pour I’Etude de I’Economie de I’Assurance - Association de Genève, Genebra, Suíça.

Samuel Monteiro dos Santos Junior: O Sr. Samuel Monteiro dos Santos Júnior, indicado a reeleição como membro do Conselho de Administração, é formado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Sr. Samuel é membro do conselho de administração da Companhia. Também é membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da Bradesco Saúde S.A., da Odontoprev S.A., companhia de capital aberto e da Brasildental Operadora de Planos Odontológicos e Swiss RE. Atualmente, também, é membro do Conselho de Administração e exerceu o cargo de Diretor-Presidente da BSP Empreendimentos Imobiliários S.A. e suas subsidiárias. Exerceu até 31/03/2011 o cargo de Vice-Presidente Executivo das empresas que formam o Grupo Bradesco. O Sr. Samuel exerceu cargos na administração das empresas pertencentes ao Grupo Bradesco de Seguros e Previdência, da qual a Empresa de comando é a Bradesco Seguros S.A., que possui, como controladora, a Bradseg Participações S.A.

Ivan Luis Gontijo Junior: O Sr. Ivan Luiz Gontijo Junior, indicado ao cargo de membro suplente do Sr. Luiz Carlos Trabuco Cappi no Conselho de Administração, é formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Diretor Jurídico do Grupo Bradesco Seguros. Ex-professor de Direito Comercial da Universidade Católica de Petrópolis e Professor de Direito do Seguro da Faculdade de Direito Cândido Mendes. Diretor Geral do Bradesco Seguros, Bradesco Capitalização S.A., Bradseg Participações S.A., Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A. Bradesco Saúde S.A., Bradesco Vida e Previdência S.A., Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, Atlântica Companhia de Seguros, BSP Affinity Ltda. Membro do Comitê Jurídico do IESS - Instituto de Estudos em Saúde Suplementar. Faz parte do Conselho de Administração, como Membro Suplente, do IRB-Brasil Resseguros S.A., Membro Suplente, da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços e da Brasildental Operadora de Planos Odontológicos e membro titular da Odontoprev S.A.

Andrea Cristina de Lima Rolim: Andrea Rolim tem mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial e de mercados, com ênfase nos setores de bens de consumo, varejo e saúde. Apresenta um histórico de sucesso com foco em crescimento e rentabilização de negócios, desenho e execução de estratégias, desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Sua experiência se estende ainda a projetos de M&A e integração de processos e sistemas, arquitetura organizacional e desenvolvimento de capacitações chave. Tem como marca, um forte perfil de liderança, difundindo valores e comportamentos para a construção de lideranças colaborativas, com resultados excepcionais de engajamento organizacional. Ela concilia a vida executiva com a de conselheira, tendo atuado em empresas como Unilever, Grupo Pão de Açúcar, Yum!Brands, Glaxo SmithKline e atualmente Kimberly-Clark. Destaca-se sua experiência em Gestão de Riscos Operacionais em sua atuação na Glaxo SmithKline e em sua jornada atual na Kimberly-Clark. Desde 2013, Andrea Rolim faz parte da WCD (Women Corporate Directors), uma das maiores organizações do mundo em Conselhos, com atuação em mais de 8.500 empresas públicas e privadas. Atuou por 5 anos em uma empresa familiar da área de cosméticos e perfumaria como Conselheira Consultiva. Andrea é formada em Economia pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e participou de diversos programas educacionais ministrados por importantes universidades e empresas em todo o mundo. Principais áreas de estudo: Estratégia, Inovação, Comunicação, Marca, Gestão Financeira e Criação de Valor, Gestão Geral, Liderança e Coaching. O que mais a inspira é contribuir para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa com um ambiente de trabalho colaborativo, que privilegia o desenvolvimento das pessoas e a criatividade na resolução de problemas. Ela acredita firmemente que essas empresas tendem a construir equipes de alto desempenho com base no engajamento e, portanto, entregar uma visão mais ambiciosa e melhores resultados.

Rachel Ribeiro Horta: Rachel Horta é empreendedora em série, investidora e mentora de startups de ciência e tecnologia com um histórico comprovado de trabalho na indústria de tecnologia e saúde. Expert em estratégia e modelos de negócios inovadores, inteligência artificial, empreendedorismo e marketing. Fundou e liderou a Hekima - startup de inteligência artificial aplicada, adquirida pelo iFood Delivery, em 2020, Grupo Pró-Criar de Medicina Assistida, adquirido em 2018 pelo grupo espanhol EUGIN, Mapa Digital - consultoria e pesquisa em ambientes digitais, Tom Comunicação - agência de publicidade e Intelligence Consultoria e Inteligência de Mercado. Conselheira independente da Omega Geração de Energia. Publicitária com MBA em Marketing pelo IBMEC, especialização em Innovation & Entrepreneurship pela Universidade de Stanford e Pós-Graduada em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS.

João Roberto Teixeira: João Teixeira desde dezembro de 2018 é Presidente da Copersucar S/A, onde atua também como membro do Conselho de Administração da Eco-Energy nos USA, Membro do Conselho de Administração da Alvean (parceria global entre Copersucar e Cargill) e Membro do Conselho de Administração da LOGUM (parceria entre Copersucar, Raízen, Petrobrás e Uniduto). Ainda na Coopersucar é responsável por gerenciar riscos financeiros e operacionais em razão da complexidade das operações da Companhia. Atuou também como Presidente do Conselho da OPLA (parceria entre Copersucar e BP), sendo atualmente membro do Conselho de Administração. Desde 2018 é conselheiro e hoje é vice-presidente do Conselho de Administração da brMalls e atua pro bono como membro independente do Comitê de Investimento da Yunus Social Business Brasil. Foi presidente do Conselho de Administração do Julius Baer Family Office no Brasil (fusão entre GPS e Reliance) entre 2018 e 2020. Entre 2017 e 2018 foi sócio fundador da Inviste, empresa de investimentos proprietários no setor imobiliário, venture capital e negócios de impacto. Foi Presidente do Banco Votorantim S/A de 2011 a novembro 2016, período em que também atuou como Conselheiro da Febraban (Federação Brasileira do Bancos). Foi Vice-Presidente Executivo do Grupo Santander no Brasil e do Banco ABN AMRO Real S/A de 2002 a 2011, sendo responsável pelas áreas de Corporate & Investment Banking no Brasil (CIB) e Banco de Atacado. Destaca-se também sua experiência em gestão de riscos financeiros e toda a sua carreira no mercado financeiro. Entre 2007 e 2010 atuou como membro da diretoria da ANBIMA (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Atuou ainda como Head of Investment Banking - Brasil no Dresdner Kleinwort Wasserstein entre 1995 e 2002, foi assessor do Ministro Fernando Henrique Cardoso no Ministério da Economia em 1993 e Professor do Departamento de Economia na PUC-RJ em 1990. É Bacharel e Mestre em economia pela PUC-RJ. Também obteve Mestrado em Administração (MBA) na London Business School em 1995 e participou do Executive Program da Singularity University em 2018.

Raul Calfat: Raul Calfat é Presidente do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., desde setembro de 2018. Em maio de 2015, tornou-se membro independente do Conselho de Administração da Duratex S.A., onde também atua como Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos. É conselheiro independente da Embraer desde Abril/2017 e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente, onde também atua como coordenador do Comitê de Estratégia e membro do Comitê de Auditora e Riscos. É membro independente do Advisory Board da China Three Gorges Brasil desde Janeiro/2020. Ocupa ainda o cargo de Senior advisor nas seguintes empresas: RGE Pte Ltd em Singapura e Bracell SP Celulose Ltda., desde Março/2020; Macquarie Serviços Agrícolas Participações Ltda, desde Janeiro/2020.Foi membro do Conselho do Hospital Sírio-Libanês de 2015 a 2020. De janeiro de 2014 a abril de 2019, foi Presidente do Conselho de Administração da Votorantim S.A. De dezembro de 2009 a dezembro de 2018, foi membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A. De janeiro de 2010 a dezembro de 2013, atuou como Diretor Presidente da Votorantim Industrial e liderou as áreas de cimentos, metais e mineração, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia do Grupo, com atuação importante relacionada a Gestão de Riscos Operacionais nas diferentes frentes de atuação da Companhia Entre 2004 e 2010 foi Diretor Geral da área corporativa da holding. Antes disso, entre 1995 e 2003, foi Presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria) e presidente da Papel Simão de 1987 a 1992, empresa onde iniciou a carreira como trainee em 1973. Administrador de Empresas formado em 1974 pela Fundação Getúlio Vargas, com cursos de especialização pelo IMD (International Institute for Management Development), na Suíça e Harvard,Boston/EUA. Presidiu a Associação Paulista de Celulose e Papel de 1993 a 1995 e foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), de 1996 a 2004.

Manoel Antonio Peres: O Sr. Manoel, é Diretor-Presidente da Bradesco Saúde S.A. e da Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A. e Diretor Geral da Bradesco Saúde S.A. Foi Diretor da Bradesco Dental S.A. (incorporada pela Odontoprev S.A.). É Vice-Presidente do Conselho de Administração da Odontoprev e Membro Titular do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços. Diretor Técnico do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, em 2006; Diretor da Sul América Seguros, de agosto de 2001 a agosto de 2005 e Diretor Técnico Operacional da Medial Saúde S.A., de janeiro de 1998 a agosto de 2001.

Mauricio Machado Minas: Mauricio Minas Ingressou no Banco Bradesco S.A. em julho de 2009, como Diretor Executivo Gerente. Em janeiro de 2014 foi eleito Diretor Vice-Presidente Executivo. De março de 2018 a janeiro de 2019, acumulou o cargo de Membro do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente Executivo. A partir de janeiro de 2019, passou a ocupar somente o cargo de Conselheiro de Administração. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli/USP. E com Especialização em Comunicação de Dados e Desenvolvimento de Software pela NCR EUA, além do Curso de extensão universitária em Finanças pela Wharton Business School, nos EUA e os Programas de Desenvolvimento Executivo pela Columbia University - Nova Iorque, EUA e para Diretores Corporativos de Conselhos de Administração, pela Harvard Business School, Boston, EUA. Atualmente é membro da Mesa Regedora e Diretor Gerente da Fundação Bradesco, do Conselho Consultivo da IBM Corporation, do Conselho de Administração da B3 S.A. - BRASIL, BOLSA, BALCÃO, do Conselho de Administração da Bradespar S.A, do Conselho de Administração da Bradseg Participações S.A., do Conselho de Administração da Bradesco Saúde S.A., do Conselho de Administração do Next Tecnologia e Serviços Digitais S.A., do Conselho de Administração da EFMA e da Strategic Partner do WEF (World Economic Forum). Foi Diretor-Presidente da Scopus Tecnologia Ltda., Presidente do Conselho de Administração da BBC Processadora S.A., Membro do Conselho de Administração da NCR Brasil - Indústria de Equipamentos para Automação S.A., Membro do Conselho de Administração da Fidelity Processamento e Serviços S.A. Membro do Conselho de Administração da Aquarius Participações S.A., Membro do Conselho de Administração da Chain Serviços e Contact Center S.A., Membro do Conselho de Administração da MPO - Processadora de Pagamentos Móveis S.A., Vice-Presidente Executivo da CPM Braxis S.A., Diretor de Serviços de Suporte do grupo de empresas brasileiras de TI Eletrodigi, Flexidisk e Polymax e Analista Sênior do Banco Itaú S.A.

Octavio de Lazari Junior: Octavio de Lazari Junior, indicado ao cargo de membro suplente do Sr. Samuel Monteiro no Conselho de Administração, iniciou a carreira no Banco Bradesco S.A. em 1978. Foi eleito Diretor Executivo Adjunto de Bradesco S.A. em 2012, Diretor Executivo Gerente em 2015 e Diretor Vice-Presidente Executivo em 2017. É especialista em Estratégias Financeiras e Marketing pela Fundação Instituto de Administração - FEA/USP, Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e Estratégias em Finanças pela Fundação Dom Cabral, tendo realizado o AMP - Advanced Management Program - ministrado pelo IESE Business School - University of Navarra, São Paulo e atualmente é Diretor Presidente de Bradesco S.A.