Conselho de Administração

Conselho de Administração

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada. O Conselho de Administração do Fleury é responsável, entre outras atribuições, pela orientação geral dos negócios da Companhia e pela supervisão da gestão dos seus diretores.

O Conselho de Administração será composto de: (i) no mínimo sete e no máximo 11 membros efetivos, pessoas naturais, residentes ou não no país, todos eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral e com mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição; e (ii) até oito membros suplentes, todos pessoas naturais, residentes ou não no país, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral, aos quais competirá a substituição de membros efetivos.

Membros do Conselho de Administração Cargo Término do mandato
Marcos Bosi Ferraz Presidente AGO de 2019
Marcio Pinheiro Mendes Vice-Presidente AGO de 2019
Marcio Serôa de Araujo Coriolano Conselheiro AGO de 2019
Samuel Monteiro dos Santos Junior Conselheiro AGO de 2019
Juan Pablo Zucchini Conselheiro AGO de 2019
Brenno Raiko de Souza Conselheiro AGO de 2019
Fernando Lopes Alberto Conselheiro AGO de 2019
Flávio Benício Jansen Ferreira Conselheiro Independente AGO de 2019
José Rogério Luiz Conselheiro Independente AGO de 2019
Luiz Antonio de Moraes Carvalho Conselheiro Independente AGO de 2019
Manoel Antonio Peres Suplente AGO de 2019
Maria de Lourdes Lopes Ferrari Chauffaille Suplente AGO de 2019
Randal Luiz Zanetti Suplente AGO de 2019

AGO: Assembleia Geral Ordinária.

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração1

  • Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos

O Conselho de Administração constituiu em 15 de dezembro de 2004 o Comitê de Auditoria, atualmente denominado de Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, com funcionamento permanente, para recomendar as condições de contratação de auditoria externa independente e propor seus objetivos; analisar e avaliar os trabalhos da auditoria interna, garantir e aprimorar os controles internos; recomendar procedimentos diante da constatação de inadequações em relação às melhores práticas contábeis; e acompanhar o mapeamento dos riscos a que a companhia está exposta e as respectivas ações preventivas e mitigantes.

Membros do Comitê: O comitê de auditoria e gestão de riscos conta atualmente com quatro membros, com prazo de mandato de 2 anos: Luiz Carlos Vaini (coordenador), Haydewaldo Roberto Chamberlain, Brenno Raiko de Souza e Marcos Rezende Ferraz.

  • Comitê de Remuneração, Nomeação e Desenvolvimento Organizacional

De acordo com a reunião do Conselho de Administração realizada em 28 de março de 2007, foi constituído o comitê de Nomeação e Compensação, atualmente denominado Comitê de Remuneração, Nomeação e Desenvolvimento Organizacional, com funcionamento permanente, para assessorar o conselho de administração e/ou o Presidente Executivo na avaliação, indicação e destituição de diretores; acompanhar a evolução da organização, frente a desafios estratégicos para os negócios e a gestão; avaliar sistemas de avaliação de desempenho, políticas salariais e programas de desenvolvimento do quadro funcional; propor diretrizes e critérios para programas de remuneração variável; e acompanhar e propor ações decorrentes da avaliação do clima organizacional.

Membros do Comitê: Este comitê é composto atualmente por três membros, com prazo de mandato de 2 anos: Marcio Pinheiro Mendes (coordenador), Juan Pablo Zucchini e Marcio Seroa de Araújo Coriolano.

  • Comitê de Projetos

Constituído pelo Conselho de Administração em 28 de setembro de 2010 como Comitê de Estratégia, teve seu escopo alterado, passando a ser denominado Comitê de Projetos, em 28 de outubro de 2015, com funcionamento permanente, para apoiar o Conselho de Administração na avaliação, priorização e acompanhamento dos projetos mais relevantes na Companhia.

Membros do Comitê: Este comitê é composto por três membros, com prazo de mandato de 2 anos: Marcos Bosi Ferraz (coordenador), Brenno Raiko de Souza e Manoel Antonio Peres.

  • Comitê de Finanças

Criado pelo Conselho de Administração em 29 de outubro de 2014 e efetivamente instalado em 28 de abril de 2015, anteriormente denominado Comitê de Rentabilidade e Investimentos, o Comitê de Finanças tem a função de acompanhar as diretrizes de orçamento, gestão de recebíveis e glosas, analisar ações de redução de custos e despesas e de melhoria da rentabilidade e avaliar oportunidades de investimentos.

Membros do Comitê: Este comitê é composto por três membros, com prazo de mandato de dois anos: Brenno Raiko de Souza (coordenador), Marcio Pinheiro Mendes e Vinicius Marinho da Cruz.

1Todos os Comitês são de caráter permanente e sua composição tem prazo de dois anos a partir da sua eleição, em 06 de outubro de 2015.

Currículos

Marcos Bosi Ferraz.

O Sr. Marcos Bosi Ferraz, indicado para reeleição ao cargo de Presidente do Conselho de Administração, é médico formado pela Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP), com mestrado e doutorado em Reumatologia pela EPM-UNIFESP, e com Mestrado e Pós-doutorado em Epidemiologia Clínica e Economia da Saúde pela Universidade McMaster, no Canadá. Tem MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Escola Trevisan de Negócios e cursou em 2004 o Curso para Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em São Paulo. O Sr. Marcos Bosi exerce o cargo de presidente do Conselho de Administração da Companhia desde abril de 2015. É professor adjunto do Departamento de Medicina e Diretor do Grupo Interdepartamental de Economia da Saúde da Escola Paulista de Medina/UNIFESP e Diretor do Centro Paulista de Economia da Saúde (CPES). É membro do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde da Fiesp (COMSAUDE) e do IEP do Sindhosp. O Sr. Bosi foi Gerente Médico Executivo do Hospital Israelita Albert Einstein, tendo ingressado no Grupo Fleury em 1997, como assessor médico da Imunologia e Reumatologia. No período de 1999 a 2005 ocupou o cargo de Diretor do Centro Diagnóstico do Grupo Fleury. Nos anos de 2003 e 2004 foi membro do Conselho de Administração do Grupo Fleury e de 2006 a 2009 ocupou o cargo de Diretor de Relações institucionais do Grupo Fleury. No período de 2009 a 2011 foi Diretor de Economia Médica da Associação Médica Brasileira (AMB). Pelo CPES/GRIDES (Centro Paulista de Economia da Saúde/Grupo Interdepartamental de Economia da Saúde) coordenou o projeto de Indicadores Hospitalares da Associação Nacional de Hospitais privados (ANAHP) de 2004 a 2013. Ocupou o cargo de presidente do Conselho de Administração de Integritas Participações S.A.

Marcio Pinheiro Mendes. O Sr. Marcio Pinheiro Mendes é formado em administração de empresas pela Goizueta Business School, da Emory University, nos Estados Unidos, e possui MBA pela HEC Paris, na França. Iniciou sua carreira em consultoria de gestão pela Accenture no Brasil e em seguida atuou na área financeira e de compliance de grandes empresas de tecnologia na Europa, como BEA Systems, Oracle e Adobe Systems. Exerce atualmente o cargo de diretor-presidente de Integritas Participações.

Marcio Serôa de Araújo Coriolano. O Sr. Marcio Serôa de Araujo Coriolano é formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e possui Especialização em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. O Sr. Marcio Serôa é membro do Conselho de Administração da Companhia e exerce cargo de Diretor Estatutário da Bradesco Saúde S.A. desde janeiro de 2001, sendo atualmente membro do seu Conselho de Administração e Diretor Gerente, responsável pelas áreas técnica e operacional e pelas atividades de prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Membro do Conselho de Administração da Odontoprev S.A. Atualmente, também é Presidente da CNSeg Exerceu os cargos de Diretor-Presidente da Mediservice Administradora de Planos de Saúde S.A., de Diretor Gerente da Bradesco Seguros S.A. junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e de Vice-Presidente da Fenaseg. Membro Titular do Conselho Diretor do IESS - Instituto de Estudos em Saúde Suplementar. Representante Titular, pela FenaSaúde, na CSS - Câmara de Saúde Suplementar. Foi membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços, da EABS Serviços de Assistência e Participações, da Europ Assistance Brasil Serviços de Assistência, Presidente da FenaSaúde, Vice-Presidente Nato, pela FenaSaúde, Membro do Conselho Superior e Membro do Conselho de Administração da Central de Serviços da CNSEg.

Samuel Monteiro dos Santos Junior. O Sr. Samuel Monteiro dos Santos Junior é formado em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Sr. Samuel é membro do conselho de administração da Companhia. Também é membro do Conselho de Administração da Bradesco Saúde S.A., do CABS S.A., da Europ Assistance Brasil Serviços de Assistência S.A., da EABS Serviços de Assistência e Participações S.A., do IRB Brasil Resseguros S.A., da Odontoprev S.A., companhia de capital aberto e da Brasildental Operadora de Planos Odontológicos. Exerceu o cargo de Diretor-Presidente da BSP Empreendimentos Imobiliários S.A. e suas subsidiárias. Exerceu até 31/03/2011 o cargo de Vice-Presidente Executivo das empresas que formam o Grupo Bradesco.

Juan Pablo Zucchini. O Sr. Juan Pablo Zucchini é formado em economia pela Universidade Católica da Argentina e possui MBA em administração de empresas pela Universidade Austral - IAE. Associou-se à Advent International em 1996 e possui 19 anos de experiência em private equity na América Latina. De 2001 a 2003, foi diretor da Advent International em São Paulo, focado em investimentos no setor de serviços. De 2003 a 2007 trabalhou no escritório em Buenos Aires e atualmente está baseado em São Paulo. Antes de ingressar na Advent International, o Sr. Zucchini trabalhou por 03 anos no Grupo Perez Compac, onde atuou em vários projetos de privatização na Argentina, especialmente nos setores de energia, óleo e gás. Foi membro do Conselho de Administração da Kroton Educacional, companhia aberta no ramo da educação. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Restoque S.A, companhia aberta do setor de vestuário e acessórios de alto padrão e do Grupo Biotoscana, companhia farmacêutica colombiana detentora da empresa United Medical.

Brenno Raiko de Souza. O Sr. Brenno Raiko de Souza é formado em economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e possui MBA em administração de empresas pela Harvard Business School. O Sr. Brenno Raiko é diretor responsável pela área de Healthcare e Tecnologia da Advent International, a qual associou-se em 2010. Antes de ingressar na Advent International, trabalhou por 04 anos na empresa A.T. Kearney, dedicado a projetos de estratégia para os setores de serviços financeiros, mineração e bens de consumo. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Allied S.A., empresa provedora de produtos tecnológicos.

Fernando Lopes Alberto. Fernando Lopes Alberto atua no Grupo Fleury desde agosto de 2000. Antes de assumir o cargo de membro do Conselho de Administração, atuou como Diretor Executivo de Negócios B2B (não estatutário) da Companhia. Nessa posição, trabalhou para expansão da base de clientes, particularmente novos hospitais, que passaram a operar em ambiente tecnológico padronizado, mas com prestação de serviços diagnósticos de forma particularizada. Foram aprimoradas a gestão de operação, processos médicos e de negócio. Fernando é médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Realizou residência médica em Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea na mesma instituição e doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. De 1998 a 2000, trabalhou como médico e pesquisador colaborador do Hemocentro da UNICAMP, exercendo atividades assistenciais e acadêmicas, com 25 trabalhos publicados em revistas internacionais indexadas.Trabalhou no Fleury como assessor médico (Biologia Molecular e Hematologia) até 2008, quando se transferiu para a área de Tecnologia da Informação do Fleury, atuando por dois anos como gerente de projetos. Em 2010, assumiu a gestão da área de negócios Hospitais. Em 2011, concluiu MBA Executivo Internacional oferecido por consórcio de cinco escolas de negócio (FGV/Brasil; EGADE/México; UNC/EUA; RSM/Holanda; CUHK/Hong Kong: OneMBA). Realizou em 2015 o curso para formação de Conselheiros de Administração do IBGC. Atualmente, também é conselheiro e diretor presidente de Papaiz Associados e presidente do Conselho da Associação Global de ex-alunos do OneMBA.

Flávio Benício Jansen Ferreira. O Sr. Flávio Benício Jansen Ferreira é formado em engenharia e, desde janeiro de 2013, exerce o cargo de CEO da Locaweb, empresa de hospedagem e serviços de Internet. Atualmente, é conselheiro independente das empresas Digipix S.A., empresa de e-commerce de fotografia, fotolivros, fotopresentes e Lojas Quero-Quero S.A., empresa de varejo de eletroeletrônicos, material de construção e móveis no Sul do país, ambas de capital fechado. O Sr. Flávio Jansen é investidor e conselheiro da empresa Flyers 24 Horas S.A. - Anúncio e Divulgação, empresa de veiculação de ofertas de empresas varejistas em site da Internet e em aparelhos celulares, através do site e aplicativo móvel Guiato. O Sr. Flávio Jansen é investidor e foi conselheiro da empresa Modanet Comércio Eletrônico S.A., empresa de vendas on-line de moda feminina, através do site OQVestir. É sócio gestor da empresa XS Consultoria em Tecnologia Ltda., responsável pelo início do site Submarino.com, atuou na empresa como diretor de tecnologia, chegando ao cargo de CEO. Foi presidente do Submarino.com durante a IPO da empresa na Bovespa e durante a fusão com a Americanas.com que resultou na companhia B2W. Foi conselheiro independente da empresa CETIP-SA - Mercados Organizados, companhia de capital aberto de administração de mercados organizados de valores mobiliários, títulos, derivativos e outros instrumentos financeiros. Foi conselheiro da empresa de educação Grupo IBMEC Educacional S.A.

Luiz Antonio de Moraes Carvalho. O Sr. Luiz Antonio de Moraes Carvalho é engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP em 1969, com diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior. Possui sólida experiência profissional de mais de 40 anos, dos quais 28 no Grupo Cofra, controlador da empresa C&A, atuando na administração geral das operações de varejo, de crédito ao consumidor e Real Estate. Tem excelentes conhecimentos de Planejamento, Finanças, Tecnologia, Recursos Humanos, Comportamento do Consumidor e Marketing. Após sua última função executiva no Grupo Cofra, atuou como non-executive board member, em 6 distintos órgãos de governança corporativa na América Latina, Europa e China. O Sr. Luiz Carvalho é membro independente do Conselho de Administração da Kroton Educacional, companhia aberta que atua no ramo da educação. É Consultor do Conselho de Administração das Lojas Quero-Quero S.A. e das Lojas Avenida S.A. e membro da Comissão de Estratégia do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

José Rogério Luiz. José Rogério Luiz, formado em Economia, é sócio da ITU Partners, consultoria de estratégia para empresas de tecnologia. Foi executivo em companhias como PwC, Embraer, Citibank e Antactica/AmBev. Por 10 anos, foi sócio e Vice-Presidente Executivo da TOTVS. Foi também Vice-Presidente do Grupo Netshoes. É membro do Conselho de Administração do Aché Laboratórios Farmacêuticos e já foi conselheiro da Fundição Tupy.

Manoel Antônio Peres. O Sr. Manoel Antonio Peres é Diretor Geral da Bradesco Saúde S.A. e da Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A. Foi Diretor da Bradesco Dental S.A. (incorporada pela Odontoprev S.A.); Diretor Técnico do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, em 2006; Diretor da Sul América Seguros, de agosto de 2001 a agosto de 2005; e Diretor Técnico Operacional da Medial Saúde S.A., de janeiro de 1998 a agosto de 2001.

Maria de Lourdes Lopes Ferrari Chauffaille. A Sra. Maria de Lourdes Lopes Ferrari Chauffaille, suplente dos Sr. Fernando Lopes Alberto, Marcio Pinheiro Mendes e Marcos Bosi Ferraz no Conselho de Administração, é médica, com Residência, Mestrado e Doutorado em Hematologia. Professora Associada-Livre Docente em Hematologia da Unifesp. Atua como assessora médica para Hematologia, Citogenética e Biologia Molecular em Onco-Hematologia no Fleury. Foi Presidente de Core Participações, acionista do Fleury de 2012 a 2014. Em 2015, concluiu MBA Executivo Internacional oferecido por consórcio de cinco escolas de negócio (FGV/Brasil; EGADE/México; UNC/EUA; RSM/Holanda; CUHK/Hong Kong: OneMBA). Realizou diversos cursos na área de governança corporativa (IBGC), liderança e finanças.

Randal Luiz Zanetti. O Sr. Randal Luiz Zanetti, suplente do Sr. Samuel Monteiro dos Santos Junior no Conselho de Administração da Companhia, é formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo - USP. Foi sócio fundador da Odontoprev S.A., companhia de capital aberto, onde exerceu o cargo de Diretor Presidente até janeiro de 2014, e de Presidente do Conselho de Administração até abril de 2016. Em janeiro de 2014 foi eleito Diretor Geral da Bradesco Seguros S.A., e entre março de 2016 e março de 2017, exerceu o cargo de Diretor Presidente. Ocupa o cargo de Diretor Geral da BPS Empreendimentos Imobiliários e suas subsidiárias. Foi Diretor Gerente das Empresas Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, Bradesco Capitalização S.A., Bradesco Saúde S.A., Mediservice Operadora de Planos de Saúde S.A. e Bradseg Participações S.A. Foi Membro efetivo da SBRO - Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral, Secretário Geral do Conselho de Administração da APAE de São Paulo, Diretor de Assuntos Profissionais do Sinog - Sindicado Nacional de Odontologia de Grupo, Primeiro Secretário e Diretor da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Membro da Comissão de Convênios e Credenciamentos do CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Vice-Presidente e Presidente da Associação Paulista de Odontologia Empresarial, Membro da Comissão Organizadora Central de diversos congressos paulistas de odontologia, Membro da Disciplina de Endodontia da USP - Universidade de São Paulo;, Professor Adjunto da Disciplina de Prótese da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo, ministrador de diversos cursos e seminários nos temas biodinâmica e prótese parcial fixa.