Notas Legais e Fatores de Risco

Notas Legais

Considerações sobre Estimativas e Declarações Futuras

O website de relações com investidores do Grupo Fleury contém declarações sobre planos, previsões, expectativas sobre eventos futuros, estratégias, projeções, tendências financeiras que afetam as atividades do Grupo Fleury, bem como declarações relativas a outras informações, que constituem estimativas e declarações acerca do futuro não constituem garantias de resultados futuros, envolvem riscos e incertezas, muitas dos quais além do controle ou capacidade de previsão da companhia.

Fatores importantes, podem vir a fazer com que os resultados efetivos do Grupo Fleury sejam substancialmente diferentes dos resultados previstos em nossas estimativas, inclusive, entre os quais se destacam:

  • os efeitos da crise financeira internacional no Brasil;
  • as alterações na conjuntura social, econômica, política e de negócios do Brasil, incluindo flutuações na taxa de câmbio, de juros ou de inflação, e liquidez nos mercados financeiro e de capitais;
  • alterações nas leis e nos regulamentos aplicáveis ao setor de serviços de medicina diagnóstica, preventiva e terapêutica, incluindo a legislação e regulamentação ambiental, de vigilância sanitária, tributária, trabalhista e segurança do trabalho, nos níveis municipal, estadual e federal, bem como alterações no entendimento dos tribunais ou autoridades brasileiras em relação a essas leis e regulamentos;
  • a mudança no cenário competitivo no setor de serviços de medicina diagnóstica, preventiva e terapêutica, bem como alterações nas preferências dos clientes e pagadores do Grupo Fleury;
  • a capacidade da Companhia de implementar com sucesso a sua estratégia de negócio assim como seu plano de investimentos;
  • a capacidade do Grupo Fleury de realizar aquisições e integrá-las com sucesso aos seus negócios;
  • a capacidade do Grupo Fleury de contratar financiamentos quando necessário e em termos razoáveis;
  • os interesses do acionista controlador da Companhia;
  • outros fatores e tendências que venham a impactar a condição financeira da Companhia e fatores de risco apresentados na seção Fatores de Risco; e
  • outras declarações contidas neste website relacionadas a fatos não históricos.

Declarações que dependam ou estejam relacionadas a eventos ou condições futuras ou incertas, ou que incluam informações apresentadas em diversas seções neste website que incluam as palavras “acredita”, “pode”, “continua”, “espera”, “prevê”, “pretende”, “planeja”, “estima”, “antecipa”, ou similares têm por objetivo identificar estimativas e declarações futuras.

Por conta desses riscos e incertezas, o investidor não deve se basear exclusivamente nessas estimativas e declarações futuras para tomar sua decisão de investimento.

Fatores de Risco

Antes de tomar uma decisão de investimento, os potenciais investidores devem considerar cuidadosamente todas as informações disponíveis neste website, em especial os riscos mencionados abaixo. Os negócios, situação financeira e resultados de operações do Grupo Fleury podem ser adversa e materialmente afetados por quaisquer desses riscos e, por conseguinte, impactar negativamente os títulos emitidos pela Companhia. Os riscos descritos abaixo são aqueles conhecidos pelo Grupo Fleury e que acredita-se podem afetar de maneira relevante a Companhia. Riscos adicionais não conhecidos pelo Grupo Fleury ou irrelevantes também podem afetar os seus negócios.

1) Riscos relacionados aos negócios da Companhia

  • Parcela significativa da receita de prestação de serviços do Grupo Fleury decorre da receita gerada por seus contratos com operadoras de planos de saúde, hospitais e empresas.
  • Atrasos ou recusas generalizados de suas fontes pagadoras para realizar os pagamentos que são devidos ao Grupo Fleury podem afetar adversamente a Companhia.
  • Falhas no funcionamento dos seus sistemas de tecnologia da informação podem comprometer as operações da Companhia e afetar adversamente o Grupo Fleury.
  • O comprometimento das operações da sua principal central de processamento de amostras poderá afetar a sua capacidade de processamento de exames de análises clínicas realizados na região da Grande São Paulo e de exames de alta complexidade, e afetar adversamente a Companhia.
  • Os negócios da Companhia dependem em larga escala da reputação que a sua marca “Grupo Fleury” tem com seus clientes, fontes pagadoras e comunidade médica e, se a Companhia não for capaz de manter essa reputação, poderá ser adversamente afetada.
  • O Grupo Fleury poderá não ser capaz de realizar aquisições no momento em que decidir realizá-las, em condições, termos ou preços aceitáveis. Além disso, essas aquisições podem não trazer os resultados esperados, ou a Companhia pode não ser capaz de integrá-las com sucesso aos seus negócios.
  • Processos judiciais ou procedimentos administrativos poderão afetar adversamente a Companhia.
  • As apólices de seguros que o Grupo Fleury mantém podem não ser suficientes para cobrir eventuais sinistros.
  • A Companhia está sujeita a eventuais atrasos motivados por greves nas alfândegas, portos, aeroportos e Receita ou Polícia Federal.

2) Riscos relacionados ao setor de serviços de medicina diagnóstica e medicina preventiva e terapêutica

  • Caso o Grupo Fleury não consiga se antecipar às tendências do setor em relação a novos serviços, processos e tecnologias em medicina diagnóstica e medicina preventiva e terapêutica ou ao menos acompanhá-las, a Companhia poderá ser adversamente afetada.
  • O Grupo Fleury atua em um setor altamente competitivo e a crescente consolidação no setor poderá intensificar a concorrência e afetar adversamente a Companhia.
  • O setor brasileiro de serviços de medicina diagnóstica e medicina preventiva e terapêutica está sujeito à extensa legislação e regulamentação.

3) Riscos relacionados às ações da Companhia

  • A volatilidade e a relativa falta de liquidez do mercado brasileiro de valores mobiliários poderão limitar substancialmente a capacidade dos investidores de vender as ações da Companhia pelo preço e na ocasião que desejarem.
  • A venda, ou a percepção de potencial venda, de quantidades significativas das ações do Grupo Fleury pode fazer com que o preço de mercado dessas ações diminua.
  • O Grupo Fleury poderá vir a precisar de capital adicional no futuro, que pode não estar disponível, estar em condições desfavoráveis ou desvantajosas ou ser obtido por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor nas ações da Companhia.

4) Riscos relativos ao Brasil

  • O governo brasileiro exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, podem afetar adversamente o Grupo Fleury.
  • A inflação e os esforços do governo brasileiro de combate à inflação podem contribuir significativamente para a incerteza econômica no Brasil, o que pode afetar adversamente a Companhia.
  • A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira, bem como prejudicar o Grupo Fleury.
  • Acontecimentos e a percepção de riscos em outros países, sobretudo em países de economia emergente e nos Estados Unidos, podem prejudicar o preço de mercado dos valores mobiliários brasileiros, inclusive o preço de mercado das ações da Companhia.