Sustentabilidade

Para o Grupo Fleury, a Sustentabilidade possui um vínculo direto com a missão da empresa, e é entendida como o gerenciamento integrado e balanceado dos conceitos do Triple Bottom Line (atividade econômica, meio ambiente e bem-estar da sociedade), somados à qualidade dos processos, valor esse essencial e que permeia a organização como um todo. Este conceito é alinhado à missão e estratégia da empresa, de maneira a agregar valor à organização, ao meio ambiente e à sociedade.O compromisso do Grupo com o assunto é expresso em sua Política de Sustentabilidade, que norteia o desempenho de cada um de seus colaboradores.

Esse entendimento do conceito de Sustentabilidade é expresso nas diversas dimensões que sustentam o modelo do Grupo Fleury.

A matriz de materialidade do Grupo, construída em conjunto com stakeholders da organização, apresenta os pontos priorizados de atuação, definindo a agenda de Sustentabilidade. As iniciativas desdobradas desta agenda, por sua vez, estão focadas na redução do risco socioambiental da empresa, bem como na redução de despesas, na construção de relações ganha-ganha e em oportunidades que gerem diferencial competitivo.

ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial)

Desde 2014, o Grupo Fleury integra a carteira do ISE, índice da BM&FBOVESPA responsável por reunir as empresas listadas na bolsa brasileira com as melhores práticas de sustentabilidade nos aspectos de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Clique aqui para conferir as respostas da Companhia no questionário da carteira ISE 2017.

Meio ambiente

A adequação do Grupo Fleury à ISO 14001 iniciou-se a partir de sua mudança para a atual sede, no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, no segundo semestre de 2000. As instalações da sede reúnem todas as condições físicas para a empresa atender completamente às especificações técnicas da norma, sobretudo as relativas a questões complexas, como o tratamento interno dos resíduos de saúde infectantes, o qual obteve, em 2006, a licença ambiental, um fato inédito na área.

Além disso, diversos programas de gestão ambiental são acompanhados pela empresa, sendo os principais relacionados à diminuição da geração de resíduos e economia de recursos naturais, como energia, água e papel. Com relação a esse aspecto, a Companhia pratica, desde a década de 90, a coleta seletiva em todas as dependências da empresa, bem como destina adequadamente outros materiais que possam causar impacto negativo no ambiente, dentre os quais reagentes químicos, filmes de Raio X, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha.

Em 2008, foi iniciado o programa "Empresa Livre de Mercúrio", em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo. Por meio desta ação, equipamentos contendo mercúrio metálico, tais como termômetros e esfigmomanômetros, foram substituídos por alternativas digitais, que não contêm este elemento. Mais de 400 equipamentos foram substituídos desde o início deste programa. A ação rendeu ao Fleury o reconhecimento da DRT/SP.

Ainda em 2008, foi inaugurada a primeira unidade sustentável do Grupo Fleury, a Rochaverá-Morumbi. Esta unidade, construída segundo os requisitos de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), levou em consideração, desde o projeto até a fase de obras, requisitos de sustentabilidade, de modo a reduzir o seu impacto. A unidade foi o primeiro prédio da área de saúde no Brasil a conquistar o nível ouro da certificação LEED. Em 2012, a mesma certificação foi conquistada pela Unidade Fleury Alphaville e, em 2015, a unidade Fleury Ponte Estaiada obteve a certificação na categoria máxima, a Platinum, tornando-se o primeiro estabelecimento de saúde da América Latina a obter a certificação LEED nesse nível.

Como fruto de seu compromisso ambiental, desde 2009 o Grupo Fleury passou a inventariar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), relacionadas às diversas atividades realizadas pelo Grupo, o que inclui o consumo de energia e o número de viagens de colaboradores, dentre outros. Em 2013, o Grupo Fleury incluiu no seu inventário de gases de efeito estufa as atividades da operação de terceiros. Com base neste levantamento, foram definidas metas e uma série de iniciativas para gestão do impacto de mudanças climáticas, dentre as quais destacam-se a adoção do serviço de bike courier na sua sede, em São Paulo, a implantação de medidas de controle e redução do consumo de energia elétrica, um melhor controle das viagens da empresa, além de uma solução de TI verde para gerenciamento de impressões e documentos.

O inventário do Grupo Fleury é registrado publicamente no programa brasileiro GHG Protocol, e a empresa participa voluntariamente do CDP (Carbon Disclosure Program).

Qualidade

Certificado em 1999 pela norma ISO 9001, em 2002 pela norma ISO 14001 e em 2010 pelo PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos), o Grupo Fleury também participa ativamente de rigorosos programas de controle de qualidade de nível nacional e mundial, entre os quais se destacam o Surveys and Anatomic Pathology Education Programs, do College of American Pathologists (CAP) e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Isso permitiu que em 2007 a Companhia obtivesse a acreditação internacional do CAP (College of American Pathologists).

Além disso, em 2011, o Grupo obteve a acreditação do Colégio Americano de Radiologia para os serviços de mamografia da unidade Itaim, e em 2012 dos serviços de biópsia mamária, PET-CT e Medicina Nuclear da Unidade Paraíso, além do serviço de Ressonância Magnética da Unidade Higienópolis

Cidadania Corporativa

Entre os valores de nossa empresa destacam-se o compromisso de compartilhar o conhecimento e a habilidade de nos colocar no lugar do outro e entender genuinamente a sua condição. Por isso, o Grupo desenvolve iniciativas sociais com a comunidade em que a organização está inserida, voltadas à área de saúde e educação, e capacita seus colaboradores para integrar o corpo de voluntários por meio do programa de voluntariado corporativo. Confira abaixo as principais áreas de atuação:

Programas Sociais:

O programa DOM é uma iniciativa continuada, alinhada ao foco de atuação social corporativo, baseada na disseminação de conhecimento e capacitação em saúde. Dividido em três vertentes - indivíduo, terceiro setor e sociedade - o programa busca melhorar o atendimento em saúde, formar profissionais qualificados e contribuir de modo mais abrangente para a melhoria do cenário de saúde. Conheça abaixo as iniciativas deste programa:

  • DOM Indivíduo:

> Curso de formação em atendimento ao cliente: envolve a formação profissional de jovens entre 16 e 18 anos em Atendimento ao Cliente na regional RS, segundo a metodologia da Fundação Projeto Pescar. Ao término do programa de formação, os jovens são convidados a participar de processos seletivos para atuar nas áreas de atendimento e administrativa da empresa;
> Conecta Saúde: desenvolvido em parceria com a Philips do Brasil, tem como objetivo contribuir para a educação em saúde disseminando conhecimentos relacionados à doenças sexualmente transmissíveis, ao uso de drogas e à gravidez precoce, em todas as regiões em que o Grupo Fleury está presente

  • Dom Terceiro Setor:

Focado no aperfeiçoamento da gestão de instituições não-governamentais que atuam na área de saúde por meio da capacitação e desenvolvimento de projetos práticos, com tutoria de voluntários do Grupo, elevando a excelência na prestação do atendimento a seus assistidos.

  • DOM Sociedade:

Atuação junto às instituições públicas de saúde, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos seus processos de gestão.

As iniciativas de cidadania corporativa do Grupo contam com a participação de voluntários da empresa, por isso o programa de voluntariado corporativo - Voluntários Grupo Fleury - possui papel fundamental. Esse programa abriga todas as iniciativas de voluntariado da organização, por meio de um modelo de governança baseado na criação dos comitês de voluntariado e em mecanismos de captação e monitoramento da base voluntária.

Dentro deste contexto, o Grupo Fleury participa, há dois anos, do projeto da ONG Voluntários do Sertão, de Ribeirão Preto (SP), que leva, há 16 anos, saúde, assistência social, segurança alimentar e nutricional a populações menos assistidas do sertão nordestino. Ao participar da ação em 2015, o Grupo Fleury realizou cerca de 2 mil atendimentos e arrecadou 1,5 toneladas de alimentos. Já em 2016, foram quase 3 mil atendimentos e cerca de 2,7 toneladas de alimentos. Os exames oferecidos foram: mamografia, ultrassonografia, colposcopia, eletrocardiograma, análises clínicas e densitometria óssea, além de atendimentos clínicos em nutrição e gastroenterologia. Para saber mais sobre a participação da companhia em 2016, assista ao vídeo abaixo:

O Grupo Fleury apresenta ainda outras ações voltadas à cidadania corporativa:

  • Programa de doações corporativas: doação de bens patrimoniais e exames a instituições sociais previamente selecionadas.
  • Leis de Benefício Fiscal: realização de aportes financeiros em projetos com foco em saúde, educação, cultura e/ou esporte previamente aprovados junto aos órgãos responsáveis. Dentre essas possibilidades destacam-se os aportes voltados à Lei do Esporte, Fumcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo) e Lei Rouanet (projetos culturais).
  • Ações solidárias: realização de campanhas corporativas para arrecadação de itens e mantimentos e intervenções pontuais em instituições do terceiro setor, segundo a necessidade de cada instituição selecionada.

Diálogo com stakeholders

Estimular o diálogo e a criação de relações de confiança entre os atores de nossa cadeia de valor é um dos principais objetivos do Grupo, com vistas à geração de conexões, trocas e sinergias que impulsionem o processo de mudança do setor, evoluindo para um modelo cada vez mais sustentável, com responsabilidades compartilhadas.

Princípios que norteiam esta prática

  • Ética e transparência nas relações
  • Valorização de ideias e estilos diversos
  • Estímulo à troca de conhecimentos
  • Busca de soluções para sistemas mais saudáveis

Iniciativas da organização que atendem a estes princípios:

  • Ciclos de diálogos com stakeholders: encontros presenciais e/ou pesquisas nos quais atores do mercado de saúde são convidados a refletir a respeito dos desafios atuais do setor de saúde, com o objetivo de identificar possíveis soluções ou oportunidades de atuação conjunta.
  • Programa de Excelência em Relacionamento com a Cadeia de Fornecimento - PERC: objetiva a aproximação do Fleury com sua cadeia de fornecimento, reconhecendo os fornecedores que apresentam melhor desempenho ao longo do ano. Todos os fornecedores elegíveis ao programa são avaliados no que diz respeito às boas práticas de sustentabilidade, inovação e gestão da qualidade.